quarta-feira, 21 de maio de 2014

A IGNORANCIA - 16-12-2009 - Nazareno Lima

A IGNORÂNCIA – 16/12/2009
Nazareno Lima
Tal como é feia a ganância
Voraz do Capitalismo:
É tristíssimo o Comodismo
E do povo a Ignorância!
Desta dor, a militância
Que me manda a um abismo:
Transpõe o meu pacifismo
E me leva à relevância!
Lutei com fé... Com paixão,
Contra a grande multidão
Portadora deste mal...
Mas foi inútil, porém
A cultura que ela tem
É viver nesta penal!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
 
 
 

3 comentários:

  1. Este soneto escrito pelo Prof. Nazareno Lima esta no Livro "Fatalidades", escrito em 2009. Esta obra ainda exibe uma literatura por demais crítica, chegando ao ponto de criticar até o próprio povo acreano e brasileiro.
    Hoje, aqueles que leêm a poesia do Prof. Nazareno Lima, já chegam a sentir saudades de suas pesadas críticas.

    ResponderExcluir
  2. Este soneto e mais alguns do livro "Fatalidades" de 2009, expressam uma poderosa crítica junto à falta de conhecimento que tem o povo acreano e também brasileiro. Segundo o Prof. Nazareno isso se faz por conta das facilidades que se tem hoje no Acre e no Brasil para se estudar e principalmente com a ajuda fornecida pela Internet através do Google e Wikipédia. "Hoje só não estuda quem não quer", afirmou o Prof. Nazareno Lima numa palestra em Senador Guiomard, onde mora o Professor. Segundo ainda aquele intelectual, "quem mais necessita do conhecimento não são os que não tem e sim os que tem", isso ocorre por causa de que, quem não tem conhecimento nem imagina e ignora completamente as informações daqueles que o tem. Em outras palavras: "Só conhece quem conhece, aquele que conhece".

    ResponderExcluir
  3. Este soneto também fala da dificuldade que se tem de educar, isso tanto no Acre quanto na Amazônia e no Brasil, onde o autor diz que: "Desta dor, a militância que me leva a um abismo". Em outras palavras, lutar para educar é realmente algo que muitas vezes leva o educador a grandes problemas principalmente de saúde.

    ResponderExcluir