segunda-feira, 9 de julho de 2018

Biografia do Cel, Joaquim Victor - Nazareno Lima - 2010



                                                   Cel. Joaquim Victor em 1905

Cel. Joaquim Victor da Silva, nasceu no Ceará em 15 de junho de 1863, veio para a região do Acre em 1892 trabalhar como gerente do seringal Caquetá de José Augusto de Oliveira, tornando-se em 1894 sócio deste explorador com a firma Oliveira Filho & Victor. Em 1895 adquiriram por compra o seringal "Bom Destino" com a mesma firma. Em 1897 associou-se com Aprígio Soares da Silveira que era procurador da firma Motta & Antoginy nos seringais São Paulo e Santa Filomena, no Baixo - Acre, uma vez que Motta ,& Antoginy estavam passando para o ramo da especulação imobiliária no centro de Manaus. Com Aprígio Soares da Silveira o Cel. Joaquim Victor montou a grande firma Soares & Victor e montaram o Complexo de Bom Destino, um aglomerado de 8 seringais somando mais de 800 estradas de seringueiras. 

O Cel. Joaquim Victor da Silva foi um dos maiores capitalistas da Borracha em todo o Acre. Participou de todas as rebeliões que houve no Acre. Era ele uma espécie de líder em todos os momentos de auge ou de queda na sociedade acreana. Foi Joaquim Victor o único coronel que ajudou o Dr. José Carvalho – advogado e jornalista cearense - a depor os bolivianos de Porto Acre em maio de 1899. Foi ainda um dos principais auxiliares do Império de Galvez no Acre. Depois da queda de Galvez foi ele e o Cel. Antônio de Souza Braga quem ficaram na liderança política da Região do Acre, participou também da Revolução dos Poetas e junto ao Dr. Avelino Chaves financiaram toda a despesa desta malograda empreitada.

Foi ainda o Cel. Joaquim Victor da Silva que junto ao Cel. Rodrigo de Carvalho, formavam a Junta Revolucionária do Baixo -Acre, além, é claro do Cel. José Galdino, do Alto-Acre, no auxílio e execução da Revolta de Plácido contra a Bolívia para anexação do Acre ao Brasil.

Joaquim Victor sempre viveu no Acre e com os seus seringais "Bom Destino" e "Caquetá", além da sociedade em outros no Amazonas inclusive no rio Purus. Assumiu várias funções, no Território do Acre, desde Prefeito do Departamento por apenas 1 mês em 1915, Intendente da cidade de Rio Branco, Presidente da Associação Comercial, Presidente da Associação de Seringalistas do rio Acre, além de outros. Em abril de 1911 mandou construir o Vapor "Nilo Peçanha" e junto a Honório Alves das Neves e João d'Oliveira Rôlla eram os Coronéis mais abastados do Baixo Acre. Todos os seus negócios eram em Porto Acre chegando a ter mais dinheiro que Newtel Maia, segundo alguns Tabeliões da época, uma vez que suas propriedades foram avaliadas em 5.000 Contos de Réis.

Em 1925, a borracha chega ao absoluto preço de 12 mil Réis por quilograma e o coronel Joaquim Victor liquidou toda a sua produção de borracha, caucho, castanha e madeira, pagou todas as dívidas que tinha nas praças de Rio Branco, Manaus e Belém, além é claro dos mais de 200 seringueiros que lhe produziam... Daí então, arrendou seus dois grandes seringais: “Bom Destino” que na época tinha mais de 500 estradas de seringueiras, mais um outro de nome “São João de Canindé” que ficava às margens do rio Iquiry e que somava 300 estradas de seringueiras, para José da Silva Dantas... juntou toda a sua família e foi morar em Manaus – Am. Por ter muitos negócios no Acre, vez por outra estava aquele coronel em Rio Branco e Xapury à negócios, uma vez que era Presidente da Associação dos Produtores de Borracha do Rio Acre.

O Cel. Joaquim Victor faleceu em Manaus no dia 20 de setembro de 1933 sem vender nenhum de seus seringais.

2 comentários:

  1. A irmã de Joaquim V







































































































































































































    A irmã de Joaquim Victor, Januária Angélica da Silva, casou com com o Maj. Ladislau Ferreira da Silva, heroi da Revolução Acreana Eu nAry Fecury da Silva sou neto deles portanto Sobrinho neto de Joaquim Victor

    ResponderExcluir