sábado, 21 de abril de 2018

OS DIAS ATUAIS DO BRASIL


                             Nazareno Lima
Alguém poderá dizer que não é logico a ideia de incerteza em que muitas vezes tenho me referido, quando falo do povo brasileiro... mas, vejam o que citou o jornal "EL PAIZ" do dia 20 de abril de 2018.

"Prejudica essa aproximação, que busque uma solução de consenso para a crise política, o fato de a política ter sido apropriada pelo Judiciário. A Justiça nunca esteve imune à política. Mas, tradicionalmente, nunca soube lidar bem com essa assimilação da política em seu processo de decidir. A Justiça só tem sabido optar por  um entre dois caminhos: sim ou não. Ela vê como maligno tudo o que se situe além ou aquém dessa dicotomia, entre sua rigidez. É um paradoxo: uma Justiça que não é neutra à política, ao fim e ao cabo, não sabe lidar com ela.

"O jogo da política é sedutor, mas não serve aos verdadeiros atores, nem a todos os atores da vida econômica e social, que buscam se aglutinar em torno de determinadas estruturas subalternas da Administração - que parecem continuar a funcionar -, quando tem agência; ou contra as estruturas de força do Estado - quando sentem que lhes falta amparo nos direitos e nos serviços de proteção estatal. Ou então resta gritar os nomes dos que se consideram salvadores da nação."

"Descrença e resistência são as palavras que resumem as paixões sem alma do país do futuro incerto, a não ser para aqueles que são colhidos no processo da nova onda mundial da punitividade."

"Nessa democracia da incerteza, o calor incessante das paixões é tão opressor quanto a capacidade de serem perpetuadas injustiças, contra ou a favor da lei."

"Alfredo Attié é presidente da Academia Paulista de Direito, Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, pesquisador e doutor em Filosofia da USP." 

Esse é o pensamento daqueles que estão fora do Brasil e portanto, tem uma visão mais clara de tudo aquilo que hoje nos cerca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário