terça-feira, 22 de outubro de 2013

BOSE YACU - A última pakawara do Mundo

     



 


 BOSE YACU, A última Pacawara do Mundo

 Bose Yacu, a última sobrevivente da Nação Pakawara que habitaram os rios Orthon, Tahuamanu, Abunã, Iquiry e também a margem direita do A'quiry. Junto as Nações Araúna e Guaraya formavam as três Nações que habitaram a hoje chamada "Ponta do Abunã" Foram os caciques dessas três nações indígenas que guiaram o grande Expedicionista e Naturalista Pereira Labre em sua expedição Orthon-A'quiry em 1888.Segundo alguns Geógrafos e Historiadores Críticos da Bolívia, foram estas três Nações Indígenas os principais responsáveis pela construção dos famosos Geoglifos Acreanos e que até bem pouco tempo atrás se imaginava construídos pelos Incas aquelas centenárias figuras geométricas.
Quando Labre fez a perigosa travessia Orthon-A'quiry em 1888, tanto os Pacawaras, como os Araúnas e também os Guarayos, viviam em perfeito desenvolvimento social, principalmente no tange à questão religiosa e a alimentação, onde o consumo da castanha fazia parte de sua cultura.
Bose morreu em Janeiro de 2013, e com ela o pouco que restava da cultura Pakawara. Haviam dois indigenistas ingleses que,financiados pela BBC,  em Londres se preparavam para escrever um dicionário da Língua Pacawara, baseado no que Bose informava, uma vez que era única pessoa no mundo que sabia essa lingua. Com a morte de Bose, acabou-se em nada o projeto.
Bose deixou 4 irmãs um pouco mais novas que ela porém, estas foram criadas com a tribo dos Chacobos, vizinhos do pai de Bose, que morreu quando ela tinha 15 anos. Bose aprendeu a lingua e cultura Pakawara com o pai.





Nenhum comentário:

Postar um comentário