quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

NOVO TEMPO - 2014 - Nazareno Lima




   ANDANÇAS – 19/02/2014
              Nazareno Lima


Andei por muitos lugares;
Olhei em muitos olhares,
Vi algo que não se diz ...
É a Razão que me faz crer;
Vi prazeres... Vi sofrer,
Mas não me senti feliz!

Fui descendo... Fui subindo ...
Vi mulheres que, fingindo
Enganavam multidões ...
Pela Fé que me guiava,
Em reflexos, eu me alertava
Pra fugir destes quinhões!

Vi mulheres revoltadas
Por amar sem ser amadas.
Vi Crianças à chorar...
Vi casais desentendidos,
Vi homens sendo traídos
Por não ter amor pra dar!

Vi idosos como Eu,
Lutando mais que Orfeu
Por uma esmola de amor...
Mas nas lutas só perdiam
E a traição que recebiam
Aumentava a sua dor!

Vi crianças rejeitadas,
Suas mães desesperadas,
Na idade prematura ...
Por não ter algo de novo,
A revolta desse povo
Já virando uma cultura!

3 comentários:

  1. Este Poema do Livro "Novo Tempo" do Prof. Nazareno Lima retrata uma Poesia menos crítica e mais realista. Uma Poesia mais natural e por sinal mais amazônica. Esta talvez seja a forma mais amadurecida da poesia do Prof. Nazareno o qual já procurou várias formas literárias as quais fossem mais adaptáveis aos Povos da Amazônia.

    ResponderExcluir
  2. O Livro Novo Tempo é um trabalho do Prof. Nazareno, baseado em pesquisas de leituras preferidas pelos povos da Amazônia. Os povos da Amazônia estão entre os que menos leem em toda a América. Isto levou o professor a fazer esta pesquisa em 1998.

    ResponderExcluir
  3. Existe, dentro do projeto de pesquisa do Livro "Novo tempo", uma grande dificuldade e que esta não foi revelada até agora. Esta dificuldade relaciona-se com a lógica literária do autor: ele usa sempre um metaficicismo histórico em sua escrita, com este projeto do livro "Novo Tempo" que fala do cotidiano da vida de algumas pessoas e até do relacionamento de algumas delas, isto poderá dificultar a utilização do "Metaficicismo Histórico", como base.

    ResponderExcluir