segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

POESIAS ACREANAS - Dr. J. Ferreira Sobrinho



Dr. J. Ferreira Sobrinho em 1937
quando era Prefeito de Porto Velho - Rondônia.

Ele nasceu no dia 2 de Março de 1888 em Iguatu, no Ceará e foi batizado com o nome de José Joaquim da Luz, porém para viajar para a Amazônia pela primeira vez com o seu tio José Ferreira Lima tiveras este que adota-lo como filho e então ele passou a chamar-se José Ferreira Sobrinho, isso ocorreu por ser ele menor de idade.
Em 1908, seu tio e pai adotivo o Coronel José Ferreira Lima o mandou para Salvador - Bahia, onde estudou Odontologia, formando-se em 1912 e logo em seguida volta ao Acre. Trabalhou no seringal "Bagaço" de propriedade do Cel. José Ferreira Lima, seu pai adotivo, depois em Porto Acre, em "Capatará" de propriedade de seu outro tio Daniel Ferreira Lima, depois em Rio Branco à convite do Governador Epaminondas Jácome, onde em 1921 junto com 9 companheiros fundam a Academia Acreana de Letras. Volta a trabalhar em "Capatará" e no início de 1925 transfere-se para Manaus, onde colabora com a Política, com a imprensa e com a arte amazonense.
O Dr. J. Ferreira Sobrinho faleceu possivelmente em 1944, na cidade de Manaus, porém o "Jornal do Comércio" do Amazonas o qual ele tanto colaborou, pouco falou dele depois de sua morte e o jornal acreano "O Acre", também pouco falou daquele grande intelectual acreano depois de 1944.











2 comentários:

  1. A biografia do Dr J. Ferreira Sobrinho aparece nesta página por contas da grande contribuição que deu aquele poeta a Historiografia Acreana além de criar a Academia Acreana de Letras em 1922 em Rio Branco - Acre

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito lisonjeado por descobrir um poeta com o mesmo nome que o meu e com uma biografia tão rica. Parabéns, a descoberta dessa página foi um presente para mim!

    ResponderExcluir