domingo, 5 de janeiro de 2014

SURPRESA - 12-06-2009 - Nazareno Lima

         SURPRESA
               12 de Junho de 2009  

Surpreendido, pela madrugada...
Ruas desertas... Caindo neblina...
À passos lentos ... Como quem ensina...
Eu caminhava num sonho de fada!

O vento frio, à cada lufada ...
Desaquecia-me em vez repentina:
Me acompanhava uma pobre menina,
Me disfarçando da vida passada !

Entre conversas... a menina Gil,
Lembrava-me os 10 bilhões do Brasil,
Enquanto esquecia-me de lhe amar...

Tal qual o sonho de uma criança...
Guardo essa cena na minha lembrança
Que se passou em Senador Guiomard!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

2 comentários:

  1. Este Poema que foi um dos mais lidos na Amazônia Brasileira nos últimos 4 anos, foi em 2013, algo de muitas críticas e analises principalmente pelos adeptos da Psico - História da Historiografia Acreana. Segundo aqueles Historiadores esse Poema é um disfarce do Prof. Nazareno Lima, isto pelo fato de o Professor não ser romântico e também não se afina com o romantismo poético. Segundo aqueles Historiadores, esse Poema foi uma forma do Prof. Nazareno romantizar a liberdade econômica do Brasil que se caracteriza com a noticia do empréstimo de 10 bilhões de dólares ao FMI naquele ano.
    Ainda segundo aqueles críticos de Rio Branco - Acre, o Professor se inspirou no dia 12 de Junho de 2009 e nesse dia havia chegado uma forte frente fria ao Acre e ele usou como apoio uma caminhada pela Rua 3 de Maio, à meia - noite com uma moça denominada Gil que segundo aqueles Historiadores tinha na época 19 anos de idade e era filha do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senador Guiomard e que este era grande amigo do Professor.
    Por outro lado o Prof. Nazareno Lima é muito avesso ao frio isso desde os tempos em que era seringueiro no alto Rio Xapuri, onde em 1981 quase morreu de frio numa friagem forte depois de um dia de corte e tendo que, após a defumação de 32 litros de látex, tomar um banho à meia - noite em um igarapé da colocação em que morava.
    Essa descoberta dos historiadores adeptos de Freud e Heidegger chamou a atenção dos leitores e também da própria História pois, se isto não ocorre o caso passaria por despercebido.

    ResponderExcluir