sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

ECOS AMAZÔNICOS - 1992



VISÃO - II - 1991
          Nazareno Lima

Trocando olhares com a Natureza
E, vendo a beleza que ao homem fez:
Eu percebia a minha mesquinhez,
Diante daquela divinal grandeza!

Eu perguntei com grande estranheza,
A todas as energias que Deus perfez:
Pôr que o homem com sua hediondez,
Ataca aquela que lhe deu firmeza?

Eu vi, exatamente nesta ocasião,
A humanidade indo para a extinção
E dizendo-se a espécie que não erra...

E foi nesta infeliz introspecção
Que descobri a precoce finalização,
Da Espécie Humana pela própria Terra!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

IDEALIZAÇÕES - 1991
               Nazareno Lima

Pôr um desespero hediondo, perseguido ...
Pôr um descrédito social, crucificado ...
De uma luta sem resultado, cansado:
Vivo um momento sem ter sentido!

Para tudo isto pois, não fui nascido:
Eu tenho um ideal obcecado ...
Pôr que o mundo me considera errado,
Se é do mundo o que tenho aprendido?

Sei que não nasci para tudo isso:
Eu tenho neste mundo um compromisso
E está claro na minha raridade!

Hoje sem ter qualquer espaço aberto
Vejo que o próprio mundo me faz incerto,
Causando ao homem a inutilidade!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
========================

Um comentário:

  1. Aqui se ver o espírito ecológico do Poeta, aquele que ensinou o amor, o cuidado e a Razão em preservar a vários ecologistas inclusive Chico Mendes. Só que a linguagem metafísica em que se expressava, dificultava o entendimento daqueles que lutavam e militavam na Ecologia Amazônica até hoje.

    ResponderExcluir