quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

SOLILÓQUIO À MINHA MÃE - 1982


Nazareno Lima e Chico Mendes
 

                    Parte - IX -

Ó Mãe, o passado as vezes me comove...
E antes desses maus tempos vindouros;
No vale do Xapuri, pelos varadouros,
Feliz eu andava em 69!

Ah! Antes de nos fazerem esse ateio...
Éramos algo que não seremos amanhã...
Enquanto massacravam My Lay, no Vietnã,
Rindo eu cortava a "estrada do meio"!

Em 70, livre de porongas e de fachos ...
Ainda longe do exótico imundo;
Brasil & Uruguai, na Copa do Mundo
E eu, cortando a "estrada dos baixos"!

Nas boas épocas passadas
Uma grande exploração me comovia
Porém, não tinha a fome como endemia
E nem sofria violências danadas!!!

Penso, com o vil aspecto de quem chorou
No triste presente, de passadas alegrias:
Quando penso nosso futuro; só energias,
Amaldiçoo a evolução que nos criou!

Pôr essa irrupção que hoje nos ataca,
Sentimos pavor do fazendeiro sulista,
Tal sente o seringueiro quando avista
A onça pintada ou a pico-de-jaca!
***************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário